Pagando muito Tributo? Veja as vantagens da Auditoria Tributária Digital!

Pagando muito Tributo? Veja as vantagens da Auditoria Tributária Digital!

A Auditoria para empresas ME e EPP é tão ou mais importante que para as empresas maiores, porque elas necessitam ter seus custos e despesas bem enxutos, para poderem crescer saudáveis.

A maioria das empresas, principalmente as ME e EPP, se acham muito pequenas e não enxergam a necessidade de fazer uma Auditoria em suas contas, suas movimentações fiscais mensais, além disso, pensam que é muito caro é só “empresa grande" que deve precisar.

Isso é um pensamento equivocado que é uma das causas de quebra das empresas logo nos seus primeiros anos, porque nenhuma empresa é tão grande que possa se dar ao luxo de não utilizar uma auditoria (e elas sabem disso) e nem tão pequena que possa negligenciar essa parte, que é tão importante para manter a saúde financeira e fiscal da empresa. Isso porque os empreendedores ficam tão focados no negócio que esquecem de cuidar da parte tributária, fiscal e contábil da mesma forma que cuidam das vendas, marketing, entre outros.

Por uma cultura uma pouco enraizada de entender que qualquer coisa que se utilize da área tributária, contábil e fiscal é muito caro e “pode dar problema" muitos empresários não querem nem ouvir dizer e só recorrem a um advogado especializado na área tributária quando recebem um auto de infração ou pior, só quando recebem uma citação em um processo de Execução Fiscal. Realmente, quando uma pessoa resolve procurar um médico para cuidar da sua saúde quando tem um infarto é de se esperar que várias coisas no seu organismo não vem andando bem faz algum tempo.

Por isso, da mesma forma que é melhor para nossa saúde física buscarmos orientação especializada para que possamos evitar qualquer tipo de doença, ou mesmo que ela aconteça, já estarmos tendo hábitos saudáveis que ficam mais fáceis do corpo combater e remediar de forma mais simples. Isso vale para saúde financeira da sua empresa!

O empresário, mais do que qualquer outro, quer ver seu negócio fluir e crescer sem surpresas e tendo boa saúde para que a expansão seja melhor e mais firme. Desse modo, é melhor e menos custoso para empresa fazer uma Auditoria Tributária Digital de forma preventiva para verificar possíveis inconsistências, inclusive no seu sistema, indo desde a cadastro de produtos em desacordo com a legislação até em pagamento indevido de tributos, sendo que de um lado se evita perder dinheiro, ou seja, obedecendo a legislação e evitando ser autuado pelo Fisco, já do outro lado possibilita a empresa recuperar dinheiro, que saiu do seu bolso por pagar indevidamente tributos, caso isso eventualmente tenha ocorrido.

Portanto, se analisar friamente, uma Auditoria busca auxiliar o empresário para que ele não venha perder dinheiro e/ou possa recuperar dinheiro para seu empreendimento, sendo um investimento, ao invés de uma despesa. Além disso, com a mudança de exigência pelo Fisco de arquivos de escrituração contábil em forma digital reduziu muito o custo para fazer uma Auditoria Tributária Digital, isso porque uma Auditoria hoje pode ser feita em qualquer empresa do país de forma remota, sem necessidade de uma equipe dentro do estabelecimento, causando um desconforto no ambiente organizacional em que todos venha a achar que querem buscar erros, o que não é verdade.

Gostei disso! Tem como explicar um pouco melhor, para que eu possa entender mais a fundo como isso pode me ajudar?

Depois que passou a ser obrigatório o envio de arquivos digitais pela empresa (SPED) ficou mais fácil o acesso a informações e a análise de dados, bem como fazer o cruzamento de informações entre as escriturações fiscais.

Podem ser feitas análises da base de dados, aplicar filtros específicos, verificar a necessidade de correções e alterações de dados em massa e finalizando com o envio do arquivo em formato corrigido.

É possível ser feito diversos tipos de cruzamentos, os mesmos que a Receita Federal faz, para identificar nas diversas escriturações inconsistências e verificar de acordo com a legislação vigente o que pode ser alterado administrativamente com a possibilidade de restituição de valores para a empresa, o que pode ser identificado de pagamentos indevidos conforme orientação jurisprudencial dos Tribunais Superiores e, além disso, poder fazer uma análise preventiva para que a empresa evite o envio de informações inconsistentes para Receita, com isso, evitando autuações que podem gerar grandes transtornos.

O que pode ser auditado?

Existe uma grande quantidade de informações que podem ser auditadas, para todos os regimes tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Além disso, a Auditoria Tributária Digital, pode ocorrer em qualquer empresa do território nacional, fazendo a Auditoria de informacoes Federais e Estaduais. Existe a possibilidade de serem auditados mais de 34 arquivos de escrituração digital diferentes (é muito arquivo).

O que uma Auditoria poderia encontrar?

Podem ser feitos cruzamentos para que seja verificado alguma inconsistência que possa der retificada, bem como verificar toda legislação pertinente a cada item, produto ou serviço e ver se está com o correto NCM (ou se ele está desatualizado fazendo com que se pague mais tributo por causa disso), o CST adequado, CFOP, entre outros, pois tudo isso pode influenciar na correta apropriação do crédito de alguns tributos (como é o caso do PIS/COFINS) podendo ser corrigido e possibilitando que a empresa se aproprie desse crédito junto a Receita.

Portanto, será feito o cruzamento e comparando com os créditos apurados e possibilidades de créditos que não foram usados de acordo com a essencialidade do produto.

O que são Análises Avançadas? Elas podem ser feitas na Auditoria Digital?

São Balancetes de Verificação, Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração de Resultados no Exercício (DRE), entre outros, que são importantíssimos na tomada de decisão estratégica da empresa, seja ela de que tamanho for. Essas análises podem compor a Auditoria, dependendo de como foi contratado e da necessidade da empresa.

Conclusão

Dessa forma, percebe-se que não importa o tamanho da empresa, é importante que o empresário tenha preocupação com a saúde dela e faça a prevenção (de preferência) para evitar uma maior transtorno no futuro, buscando um advogado especializado em direito tributário para que possa auxiliá-lo de forma correta nesse processo, já que o Fisco já está totalmente digital e fazendo cruzamento de todas as informações dos contribuintes.

Até a próxima.

Vitor Diniz

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